DevSecOps

8 jul, 2016

Google trabalha para proteger Chrome de ataques de computadores quânticos

Publicidade

O Google está trabalhando para proteger o Chrome da ameaça potencial dos computadores quânticos, segundo empresa anunciou ontem. O problema desses computadores é que nenhuma criptografia, por mais forte que seja, aparenta ser capaz de resistir ao poder computacional dessas máquinas.

Para contornar esse problema, o Google está implementando um novo algoritmo chamado de New Hope, que tem como objetivo empregar uma nova forma de criptografia no navegador, feita especialmente para garantir que nenhuma informação inserida pelo usuário vaze. O algoritmo está habilitado no Chrome Canary, uma espécie de campo de testes para novas tecnologias do navegador, em apenas um pequeno número de conexões entre o browser e os servidores do Google.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/processador-quantico-da-ibm-ja-esta-disponivel-para-uso-publico-e-testes-na-nuvem/,https://imasters.com.br/noticia/google-revela-detalhes-de-seu-computador-quantico/]

Matt Braithwaite, engenheiro do Google, afirmou que não sabe quão seguro será o New Hope inicialmente – ele pode ser até mais fraco do que as tecnologias já existentes de criptografia. Entretanto, o Google acredita que o algoritmo é o mais promissor para um software de troca de chaves pós-quantum que a empresa analisou no último ano.

A ideia do Google não é estabelecer um padrão definitivo, mas reunir informação e experiência para criar uma criptografia pós-quantum efetiva. E a empresa tem planos de descontinuar o New Hope em dois anos, com a intenção de substitui-lo por algo novo e melhor.

Com informações de The Verge