Tecnologia

29 jul, 2014

Google testa timeline interativa para aprimorar serviço de busca

Publicidade

O Google pode estar trabalhando para deixar seu mecanismo de busca ainda mais completo e interativo. Hoje, o serviço de buscas oferece um quadro com as principais informações de um evento, termo ou celebridade a partir do banco de dados da Wikipedia. Entretanto, com informações adicionais da enciclopédia online, a busca incluiria uma linha do tempo interativa para determinados eventos, tornando a visualização mais rápida e contextualizada de diferentes fases de um evento ou empresa.

Google-linha-do-tempo

A revelação foi feita por Florian Kiersch, em um post em seu blog pessoal. O usuário do Google+ publicou screenshots que mostram uma linha do tempo interativa acima das informações gerais da busca, utilizando informações da Wikipedia. O novo recurso foi chamado por Kiersch de “Knowledge Graph”. A revelação foi divulgada pela primeira vez no site Android Police.

A linha do tempo acima dos resultados de busca mostra os pontos-chave de determinado acontecimento. Ao se pesquisar “1ª Guerra Mundial”, por exemplo, é possível navegar nos diferentes pontos da linha do tempo e, com um zoom, visualizar melhor alguns períodos. Quanto maior o zoom, mais será possível identificar pequenos eventos dentro de um espaço da linha do tempo e ver uma breve descrição do assunto. Se clicar no box, será redirecionado para uma nova pesquisa do Google.

Google-linha-do-tempo-1

Com a possível interação com a linha do tempo, as buscas do Google podem ficar muito mais simplificadas, além de não exigirem que o usuário entre em outras páginas para entender o evento. Nesse caso, a própria página do Google já oferece um leque imenso de informações.

Segundo Kiersch, a ferramenta provavelmente ainda está em fase de testes e não deve ser disponibilizada em larga escala muito em breve. A interface complexa do serviço pode exigir mais um tempo para que seja aprimorada pelo Google, até para que a estética não seja desfavorecida com um alto número de informações exibidas na tela.

O site Android Police adicionou no YouTube um vídeo que mostra a nova ferramenta em funcionamento:

Com informações de Canaltech