Mobile

14 out, 2016

Google terá resultados de busca exclusivos para mobile

Publicidade

É possível que daqui a alguns meses você comece a perceber diferenças entre os resultados de busca mostrados pelo Google no seu smartphone e no seu computador ao usar os mesmos termos. É que a empresa anunciou nesta hoje que vai começar a indexar os resultados de pesquisa mobile e desktop separadamente.

O crescente número de usuários utilizando dispositivos móveis forçou a empresa a adotar tal estratégia de diferenciação. Com ela, a ideia é que os usuários mobile sejam apresentados não só a sites que carregam mais rápido, como também a conteúdos “fresquinhos”, que acabaram de ser publicados na web.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-lanca-ferramenta-para-ajudar-confirmar-veracidade-de-informacoes/,https://imasters.com.br/noticia/empresa-do-google-cria-computador-capaz-de-aprender-com-propria-memoria/]

Na conferência de marketing digital Pubcon, Gary Illyes, analista de tendências do Google, garantiu que o índice para desktops continuará a existir e a funcionar normalmente. Entretanto, ele deixou claro que o foco é mesmo os dispositivos mobile e que a forma antiga de indexar resultados não receberá mais tantos ajustes quanto antes.

Apesar disso, de acordo com o Canaltech, não ficou claro como exatamente o novo índice mobile funcionará. Não se sabe, por exemplo, se nada dele será adotado pelo índice desktop ou se ele exibirá apenas conteúdo otimizado para o mobile. Também não foi explicado quão defasado ficarão os resultados desktop e se isso afetará, de alguma forma, a experiência do usuário que senta na frente da tela do PC.

Não é de hoje que o Google vem empregando esforços para tornar a busca mais rápida nos dispositivos mobile e desde o ano passado vem anunciando novidades nesse sentido. Em maio de 2015, por exemplo, a empresa implementou uma mudança em seus algoritmos para priorizar sites otimizados para o mobile. Agora há pouco, em setembro, a empresa começou a exibir as Accelerated Mobile Page (AMP) em seus resultados de busca, oferecendo mais agilidade também ao acessar sites de terceiros.