O Google está migrando seus sistemas MySQL para MariaDB. A notícia foi divulgada na quarta-feira, durante a conferência Extremely Large Databases (XLDB), em Satnford, Califórnia. A substituição não foi um anúncio oficial do Google; ela foi divulgada durante uma apresentação de Jeremy Cole, engenheiro de sistemas do Google, sobre o estado geral do ecossistema MySQL.
Na prática, o Google está aprimorando e atualizando o MariaDB 10.0 para que a empresa possa migrar todas as suas instâncias MySQL para a tecnologia.
“Estavam rodando principalmente no [MySQL] 5.1, que está um pouco desatualizado, então estamos mudando para o MariaDB 10.0 no momento”, disse Cole em sua apresentação.
O Google vem trabalhando com a Fundação MariaDB desde o início do ano para facilitar a migração, segundo Patrik Sallner, chefe executivo da SkySQL e líder da fundação. “Eles estão movendo vários de seus aplicativos que antes funcionavam com o MySQL para o MariaDB. Nós também temos colaborado com eles para desenvolver recursos no MariaDB que habilitem a migração”.
Segundo Cole, a migração envolve milhares de servidores MySQL, e Sallner afirmou que, em relação à escala da migração, o Google está mudando tudo para MariaDB.
Ao fazer essa substituição, o Google se livra de qualquer dependência de tecnologia ditada pela Oracle, que controla o MySQL desde 2010. Uma fonte disse ao The Register que o Google possui atualmente cerca de cinco pessoas trabalhando meio expediente na correções de bugs e em patches do MariaDB.
O Google vem operando sua própria versão do MySQL desde a versão 4.0, e a empresa agora funciona sobre um build personalizado do MySQL 5.1, Cole afirmou. Agora, o Google está indo para o MariaDB, que é, em linhas gerais, equivalente ao MySQL 5.6.
O Google não está sozinho nessa mudança para o MariaDB: a Red Hat vai fazer o mesmo no Red Hat Enterprise Linux 7.
A Oracle não comentou o assunto.
Com informações de The Register