Android

27 set, 2016

Google revela novidades focadas em economia de dados no Chrome para Android

Publicidade

Em um evento realizado na madrugada desta terça-feira, o Google revelou várias novidades no Chrome para Android voltadas para a Índia, mas que devem chegar a outros mercados emergentes nas próximas semanas. Elas estão focadas nos novos recursos que prometem solucionar problemas de conectividade no Chrome e na Play Store para Android.

Chamado de Data Saver, o novo modo do Chrome será responsável por comprimir vídeos para que o usuário possa economizar até 67% do plano de dados. Para aqueles que estão em regiões sem cobertura 3G ou 4G, o navegador para Android passará a exibir versões simplificadas das páginas visitadas. O objetivo é fazer com que elas carreguem duas vezes mais rápido e consumam 90% menos dados.

Conforme divulgado pelo site Canaltech, outra novidade foi a capacidade de o navegador baixar páginas inteiras, incluindo vídeos, músicas e imagens. Assim, o usuário poderá acessá-las na íntegra, mesmo quando estiver sem qualquer conectividade.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/chrome-para-android-ganha-reproducao-automatica-de-videos-e-android-pay/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/chrome-para-android-permite-tocar-videos-do-youtube-em-background/?trace=824205206&source=news-search]

Por fim, o Chrome passará a sugerir conteúdos populares na região em que o usuário está e fará o download automático das páginas desses conteúdos para visualização offline. De acordo com a empresa, a ideia é que, com o tempo, as sugestões sejam personalizadas segundo o perfil de cada um.

Batizado de Fast Browsing, o recurso é a principal funcionalidade anunciada pelo Google para a Play Store. A ideia é semelhante à do Chrome e visa a agilizar a navegação pela loja, mesmo quando há problemas de conectividade. A empresa explicou o funcionamento: quando estiver conectada a uma rede Wi-Fi, a loja baixará partes essenciais da navegação e as armazenará localmente. Dessa forma, quando estiver numa conexão 2G, por exemplo, o telefone só terá de baixar o conteúdo textual, o que consome bem menos dados.

A maioria das novidades estará disponível no Chrome 54, que será lançado até meados de outubro, enquanto que outras serão lançadas no Chrome 55. Em relação à Play Store, a funcionalidade já está disponível exclusivamente para usuários indianos, mas chegará a outros mercados nas próximas semanas.