Gadgets

10 abr, 2014

Google revela celulares Ara modulares que usuários poderão montar

Publicidade

O Google vem sendo aberto em relação ao seu celular modular Ara, e agora liberou o Kit de Desenvolvimento de Módulos, ou MDK, que traz ainda mais informações sobre o dispositivo.

Muitas informações contidas no documento são bastante técnicas, mas elas são interessantes para todos. Primeiro, é mostrado como os módulos vão interagir com a “carcaça” principal do celular, à qual o Google se refere como Endo. Por exemplo, será possível colocar duas baterias nele:

Os usuários do celular poderão colocar uma ou várias baterias em seu dispositivo, trocar a bateria descarregada por uma nova, sem desligar o aparelho, e carregar uma ou mais baterias em seu celular a partir de um ou vários dispositivos de carregamento.

google-ara

Além disso, será possível personalizá-lo de forma estética. Cada módulo fica exposto na traseira, por isso eles podem ter cores diferentes, desenhos e outras coisas:

Os revestimentos substituíveis para cada módulo são uma característica única da arquitetura Ara, que permitem os usuários aproveitem a impressão 3D colorida voltada para consumidores e personalizem a estética de seu celular Ara antes da compra e, se desejarem, substituírem cada revestimento do módulo em qualquer momento posterior.

google-ara-2

O Endo terá três tamanhos: mini, médio e grande. Quanto maior ele for, mais módulos cabem no dispositivo. No entanto, haverá duas limitações para encaixar módulos: a “espinha” cruza o aparelho pela vertical e restringe o tamanho máximo de cada módulo, assim como as “costelas” – estas são as linhas na vertical.

A partir daí, o usuário tem liberdade para montar o aparelho do jeito que quiser. No documento, o Google define as especificações para módulos de Wi-Fi, baterias, carregadores, displays, alto-falantes e até câmeras infravermelho.

google-ara-3

Além disso, o Google parece não ver problema em módulos que ficam com uma parte para fora do aparelho, em qualquer ângulo. Assim, eles mostram como sensores – por exemplo, o oxímetro de pulso na imagem acima – poderiam ficar para fora de uma extremidade do aparelho. Por sua vez, câmeras e outros sensores podem se projetar para fora na parte traseira.

No documento, o Google também explica que os usuários poderão encomendar novas peças pela Internet – provavelmente via Play Store – escolhendo especificações e design antes de pagar.

Com informações de Gizmodo