Android

9 fev, 2017

Google pode remover apps da Play Store por problemas com política de privacidade

Publicidade

O Google tem enviado avisos para desenvolvedores de aplicativos em todo o mundo, informando que pode excluir ou limitar a visibilidade de alguns apps na Play Store que não atendam aos termos de sua política de dados de usuários.

A mensagem foi enviada, em particular, para desenvolvedores cujas aplicações solicitam “permissões sensíveis (por exemplo, câmera, microfone, conta, contatos ou telefone)”, mas não possuem uma política de privacidade válida. O aviso solicita que um link para essa política seja fornecido na página Store Listing, bem como no próprio aplicativo ou, de forma alternativa, que o fabricante do app remova essas permissões por completo.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-abre-o-codigo-do-chrome-para-ios/,https://imasters.com.br/noticia/google-usa-ia-para-aprimorar-imagens-de-baixa-resolucao/]

A medida visa a eliminar aplicativos “zumbi” ou “clones” da Play Store, que são programas que imitam outros apps ou jogos populares, mas em versões menos elaboradas e, muitas vezes, gratuitas. No entanto, essa gratuidade é compensada pela exibição de propagandas aos usuários e, muitas vezes, os apps coletam seus dados sem informá-lo – daí a violação.

Os desenvolvedores têm até 15 de março para atender a essa solicitação. Caso a remoção acabe acontecendo, isso significaria uma imensidão gigantesca de milhões de aplicativos sendo excluídos da Play Store, calcula o site Techradar.