Mobile

4 abr, 2014

Google planeja se tornar operadora de Internet móvel

Publicidade

Em breve, o Google pode lançar sua própria rede sem fio de telecomunicações. Executivos da companhia têm discutido como oferecer o serviço nas áreas que já recebem o Google Fiber, a internet ultrarrápida disponível somente nos Estados Unidos.

google

A empresa tem interesse em se tornar uma MVNO, operadora virtual que aluga a estrutura de outras e oferece pacotes próprios. Caso consiga realizar isso, o Google poderá concentrar todas as atividades de comunicações dos usuários porque já detém a fibra, o navegador (Chrome) e o e-mail (Gmail), além de atuar na mobilidade com o Android.

De acordo com fontes anônimas, a empresa conversou recentemente com operadoras americanas para tentar viabilizar o projeto. Hoje, a rede de fibra óptica do Google funciona no Kansas e em Provo, Utah. Os planos de expansão incluem Austin, Atlanta, Oregon, Portland, San Jose e outras seis áreas metropolitanas norte-americanas.

Se a rede for lançada, poderá atrapalhar o duopólio Verizon e AT&T nos EUA e complicar ainda mais o relacionamento do Google com as empresas de telefonia, já que a gigante das buscas deixaria de ter uma postura passiva no mercado de smartphones e passaria a ser concorrente.

A estrutura sem fio do Google deve utilizar pontos de acesso Wi-Fi construídos em sua própria rede de fibra e contar com o apoio das operadoras apenas quando o serviço não estiver disponível ou for insuficiente, o que já é feito pela AT&T a fim de diminuir o congestionamento.

Com informações de Olhar Digital