Tecnologia

1 set, 2014

Google não vai mais identificar autores nos resultados de pesquisa

Publicidade

A partir de agora, quando você procurar alguma coisa no Google, o site de busca não vai mais retornar quem publicou o texto, como nome, foto e círculos do Google+. A empresa decidiu remover de vez a funcionalidade.

google_autorship-600x390

John Mueller, um dos criadores e implementadores do Authorship, anunciou o seu fim em seu perfil do Google+. Ele explicou que, ao contrário do esperado, a identificação dos autores não aumentava o tráfego para as páginas ou resultava em mais cliques em anúncios. “Observamos que essa informação não é tão útil para nossos usuários como esperávamos e pode até distrair dos resultados”, afirma.

Venture Beat ainda vai um pouco mais longe: também não fazia com que o Google+ fosse mais utilizado; a intenção de identificar já na busca os autores era incentivar que fossem seguidos na rede social, o que deveria aumentar o seu uso. Não aconteceu.

Na época do Google I/O deste ano, Mueller havia dito que o Authorship não mostraria mais fotos. Apesar dos autores não serem mais exibidos, os resultados de pesquisa continuarão mostrando posts de amigos e páginas adicionadas a seus círculos do Google+ que sejam relevantes para a pesquisa.

***

Com informações de The Next Web