DevSecOps

24 abr, 2014

Google, Microsoft e Facebook lançam projeto para evitar próximo Heartbleed

Publicidade

O recente caos provocado pelo bug Heartbleed mostrou o quanto a web confia no padrão OpenSSL e quão pouco tem sido gasto para mantê-lo. Depois das consequências, alguns dos maiores players de tecnologia estão se unindo para mudar isso e, possivelmente, evitar que um próximo Heartbleed aconteça.

core-infrastructure-initiative

Chamado de Core Infrastructure Initiative, o projeto foi criado pela Linux Foundation e é voltado para injetar dinheiro na infraestrutura crítica de software necessária. Segundo o diretor executivo Jim Zemlin, depois do Heartbleed, ficou claro que algo precisava mudar.

Zemlin afirma que a Linux Foundation não está direcionando o dinheiro, e sim funcionando como um lugar para mantê-lo enquanto os membros decidem o que fazer. Esses membros incluem Google, Microsoft e Facebook, junto com empresas de hardware como Intel e Fujitsu, e grupos de serviços em nuvem como Rackspace e Amazon Web Services. Cada um se comprometeu a doar US$ 100 mil por ano pelos próximos três anos. Com 12 empresas já fixas no projeto, isso significa que ele terá um montante de US$ 3,6 milhões.

Devido ao Heartbleed, o OpenSSL está no topo da lista, mas não será o único item. ModSSL, PGP e OpenCryptolab também foram mencionados como iniciativas em potencial a serem suportadas pelo projeto.

Com informações de The Verge