Desenvolvimento

17 jan, 2017

Google libera integração do Zipkin com Stackdriver Trace

Publicidade

A Google Cloud Platform lançou um servidor Zipkin open source que permite que clientes compatíveis com Zipkin enviem vestígios para o serviço de rastreamento distribuído Stackdriver Trace do Google para análise. Essa integração entre o Zipkin e o Stackdriver Trace é voltada para desenvolvedores cujos aplicativos e serviços são escritos em uma linguagem ou framework que o Stackdriver Trace não suporta oficialmente, e para proprietários de aplicações que estão atualmente instrumentados com Zipkin que querem ter acesso a ferramentas avançadas de análise do Stackdriver Trace.

O Google Stackdriver é um serviço de monitoramento, logging e diagnóstico para aplicativos em plataformas em nuvem. Embora os dados capturados a partir de qualquer plataforma em nuvem possam ser enviados para a API Stackdriver, a funcionalidade do Stackdriver está altamente integrada com muitos serviços da Google Cloud Platform (GCP) e pode ser usada gratuitamente por clientes GCP. O Google Stackdriver é formado por várias ferramentas e inclui o Stackdriver Trace, um serviço de rastreamento distribuído que evoluiu a partir do Google Dapper, sistema de rastreamento distribuído original do Google.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-encerrara-suporte-api-do-hangouts-em-abril/,https://imasters.com.br/noticia/google-anuncia-novo-servico-para-gerenciamento-de-chaves-de-autenticacao-em-nuvem/]

O Stackdriver Trace permite que os desenvolvedores monitorem o fluxo de uma solicitação através de um sistema distribuído instrumentado (microsserviço), e analisem a latência da aplicação e isolem gargalos de desempenho. O serviço foi inicialmente focado em projetos do Google App Engine, mas atualmente suporta aplicativos executados em máquinas virtuais ou containers por meio de bibliotecas de instrumentação para Node.js, Java e Go (o suporte Ruby e .Net estará disponível em breve) e também através de uma API .

Outro sistema de rastreamento distribuído popular é o Zipkin, que foi inicialmente criado pelo Twitter e inspirado no Dapper. O trabalho teve seu código aberto em 2012, e posteriormente evoluiu para o projeto Open Zipkin. Isso, por sua vez, levou à formação da Open Tracing API,  um projeto apoiado pelo CNCF. O Zipkin fornece uma gama de bibliotecas de instrumentação para capturar vestígios de aplicações, bem como um sistema backend para armazenar e apresentar vestígios através de uma interface web. Atualmente, existem clientes Zipkin disponíveis para Java, .Net, Node.js, Python, Ruby e Go, com integração integrada a uma variedade de frameworks populares da web.

O blog da Google Cloud Platform afirma que o novo Stackdriver Traço Zipkin Connector é uma substituição drop-in para um backend Zipkin existente e continua usando os mesmos marcadores Zipkin compatíveis. A versão atual do Stackdriver-Zipkin, 0.2.0, possui algumas limitações, que foram detalhadas pelo site InfoQ.

O código do Google Stackdriver Trace Zipkin Collector pode ser baixado no GitHub.