O Google lançou esta semana o “Project Bloks”, um projeto que visa ensinar programação para crianças envolvendo hardware e brinquedos.
A novidade é dividida em três componentes básicos: Brain Board, Base Boards e Pucks.
- Brain Board: o cérebro do processo, abrigando uma unidade de processamento principal e fornecendo energia e conectividade Wi-Fi e bluetooth para todo o sistema.
- Base Boards: são peças modulares que podem ser conectadas ao cérebro, criando diferentes fluxos de programação. Cada Base Board possui um sensor que recebe instruções dos Pucks.
- Pucks: por onde todas as instruções e orientações para a programação serão dadas. Eles indicarão funções como ligar e desligar, subir ou descer, entre outras. Além disso, os Pucks podem ser programados para algumas funções. Eles podem ser feitos com quase qualquer tipo de material, mantendo um baixo custo do projeto.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/programaria-incentiva-o-empoderamento-feminino-por-meio-da-programacao/,https://imasters.com.br/desenvolvimento/boas-praticas-em-programacao-de-jogos/]
O Project Bloks, de acordo com Olhar Digital, é uma colaboração do Google com a Universidade de Stanford e é baseado em uma tecnologia chamada programação tangível, que prega o ensino de programação de modo físico e colocando em prática as ações. Educadores, colaboradores, pais e pesquisadores de todo o mundo que desejem participar do projeto podem se inscrever aqui.