DevSecOps

9 set, 2013

Google lança programa para dificultar tentativas de espionagem

Publicidade

Segundo o jornal Washington Post, o Google lançou um programa para fortalecer os códigos de encriptação de seus sistemas em reposta às recentes revelações de espionagem eletrônica das agências de segurança dos Estados Unidos.

google-segurança

A iniciativa estava sendo desenvolvida desde o fim do ano passado, mas o Google decidiu acelerar sua implantação em seus centros de dados em todo o mundo para reforçar sua reputação de proteção à privacidade do consumidor.

Embora a empresa reconheça que essas ações podem não impedir totalmente a espionagem, elas podem dificultar o acesso para hackers e para agências governamentais.

A indústria da informática reagiu com preocupação ao vazamento de dados feito pelo ex-analista da CIA, Edward Snowden, que incluíam informações confidenciais que mostravam vários programas de inteligência dedicados a obter dados de e-mails do Yahoo!, Facebook, Google e Microsoft, entre outros.

Em comunicado, o diretor de Inteligência Nacional, James Clapper, afirmou que “ao longo da história, as nações utilizaram a codificação para proteger segredos, e hoje os terroristas e cibercriminosos também a utilizam para estas atividades”. “Nossos serviços de inteligência não estariam fazendo seu trabalho se não resistissem a isso”, acrescentou o comunicado.

Os últimos dados vazados por Snowden ao “New York Times” revelaram novas informações sobre como a Agência Nacional de Inteligência (NSA) corrompeu padrões de segurança para torná-los vulneráveis à sua tecnologia para facilitar a espionagem. De acordo com a reportagem, a NSA teria usado todos os métodos a seu alcance, desde a persuasão na colaboração forçada de empresas, roubo de chaves de encriptação e alteração de software e hardware para ter acesso às comunicações privadas na Internet e fora dos Estados Unidos.

Com informações de G1