Desenvolvimento

12 nov, 2013

Google lança PNaCl, um cliente nativo portátil

Publicidade

Google lançou hoje um cliente nativo portátil, chamado PNaCl (Pinnacle), como parte dos seus esforços para trazer código nativo a mais plataformas. A ferramenta permite que desenvolvedores compilem seus códigos, uma vez que rodem em qualquer plataforma hardware e faça o embed da aplicação PnaCL em um site.

Para os que não sabem, o PNaCl foi, recentemente, integrado ao Chrome 31 beta, dando aos desenvolvedores a habilidade de executar código nativo em seus navegadores. Isso permite que eles compilem código C/C++ em um único executável que rode em todas as versões desktop do Chrome e Chrome OS sem uma requisição de instalação de usuário.

O PNaCl é baseado no cliente nativo do Google, que traz a performance e baixo controle de código nativo para navegadores modernos, sem sacrificar os benefícios de segurança e a portabilidade de aplicativos web. NaCl permite que desenvolvedores construam aplicativos web de edição de fotos e mixagem de áudio, até jogos 3D. O Google, com certeza, que continuar impulsionando os aplicativos online por uma simples razão: é daí que vem a grande parte da sua receita.

Há ainda uma grande ressalva: PNaCl é para o Chrome apenas, embora o Google sugira que isso pode mudar. Os desenvolvedores podem fazer seus pedidos PNaCl compatíveis com outros navegadores através do pepper.js, que permite que aplicativos usem a API Pepper do JavaScript, mas isso é muito trabalho extra.

Com informações de The Next Web