O Google lançou ontem (21/06) o aplicativo Playbook for Developers, uma central de informações para os desenvolvedores se manterem atualizados sobre funções e melhores práticas na construção de um negócio bem sucedido no Google Play. A novidade vem para substituir o ebook Secrets to App Success on Google Play.
O aplicativo está disponível em 12 idiomas, incluindo português, e oferece conteúdo baseado nos interesses do usuário, nos objetivos a serem atingidos e na curadoria de artigos e vídeos feitos por engenheiros do Google e especialistas no mundo todo.
Algumas dicas são simples, mas muito importantes, como a criação de uma descrição atraente do aplicativo para gerar mais instalações. Outras ensinam a ativar instalações a partir do buscador do Google e a criar campanhas usando o Google AdWords.
Por lá os desenvolvedores também encontram material voltado para a preparação para o próximo bilhão de usuários, redução do atrito com o login rápido e seguro do Google e como fazer testes de acordo com as diretrizes básicas de qualidade.
Para quem tem dúvidas sobre lançamento, vai achar por lá explicações para atualizações progressivas para garantir uma recepção positiva, indicação para testar o app com os usuários para poder receber feedbacks e a importância de criar uma descrição atraente e com informações relevantes.
No quesito engajamento, o Playbook for Developers traz conteúdos sobre amplitude e visibilidade do app com notificações avançadas, sobre como aumentar o tempo que os usuários passam no aplicativo adicionando suporte ao Google Cast e como ativar usuários que possuem seu app instalado com campanhas direcionadas do Google AdWords.
Lá você também pode solicitar uma tradução profissional do app para atingir mais países, ler e responder avaliações dos usuários para entender as opiniões sobre o seu app e gerar instalações a partir da busca do Google.