Tecnologia

23 out, 2014

Google lança Inbox, recurso para facilitar a leitura de e-mails

Publicidade

O Google apresentou ontem o Inbox, recurso que está em desenvolvimento há alguns anos e é um tipo completamente diferente de caixa de entrada, feito para facilitar a leitura de e-mails.

Para isso, a ferramenta tenta organizar as informações do seu e-mail de uma maneira mais inteligente, destacando lembretes, agrupamento de mensagens similares e conteúdos importantes de forma nativa em celulares e computadores.

inbox

O inbox amplia as categorias implementadas no Gmail no ano passado, facilitando o manuseio de tipos semelhantes de e-mail de uma só vez. Assim, todos os seus recibos de compras ou extratos bancários são agrupados juntos para você analisá-los mais rapidamente – é possível ensinar a ferramenta a se adaptar à forma como você trabalha, escolhendo quais e-mails você gostaria de ver reunidos.

Além disso, o Inbox destaca as informações essenciais, desde mensagens importantes, como detalhes dos voos que você reservou online, informações de eventos e até fotos e documentos enviados por amigos e familiares. O serviço também informações úteis tiradas da Internet que não estavam no e-mail original, como o status em tempo real dos seus voos.

Outra funcionalidade do Inbox é a possibilidade de adicionar Lembretes, desde “pegar roupa na lavanderia” a ideias para abrir um negócio – tudo fica centralizado na sua caixa de entrada.

O serviço também lhe ajuda a tirar itens da sua lista com a Assistência, informações úteis de que você pode precisar para concluir a tarefa. Por exemplo, se você escrever um lembrete para ligar para a loja de ferramentas, o Inbox fornecerá o número do telefone da loja e dirá se ela está aberta. A Assistência também funciona para o seu e-mail – se você fizer uma reserva de restaurante pela internet, o Inbox adiciona um mapa ao seu e-mail de confirmação. Se você reservar um voo, o Inbox lhe dá o link para o check-in.

Para começar a usar o Inbox, é necessário um convite ou enviar uma solicitação ao Google pelo e-mail inbox@google.com. O recurso estará disponível para web (apenas no Chrome), iOS 7 ou superior e Android 4.1 ou superior. De acordo com a empresa, versões para tablets e outros navegadores estão em desenvolvimento.

Abaixo, um vídeo que apresenta a novidade: