Banco de Dados

14 fev, 2017

Google lança Cloud Spanner, seu novo serviço de banco de dados distribuído

Publicidade

O Google anunciou hoje o lançamento beta do Cloud Spanner, um novo serviço de banco de dados distribuído globalmente para aplicativos de missão crítica. O Cloud Spanner se junta a outros serviços de banco de dados baseados em nuvem do Google, como Bigtable, Cloud SQL e Cloud Datastore, mas com a diferença crucial de oferecer aos desenvolvedores o melhor dos bancos de dados tradicionais e do NoSQL, ou seja, consistência transacional com fácil escalabilidade. A novidade chega como uma alternativa para desenvolvedores que estão atingindo os limites de bancos de dados relacionais tradicionais, como MySQL ou PostgreSQL.

A empresa começou a trabalhar no Spanner em 2007, porque estava procurando uma alternativa ao MySQL, que anteriormente dirigia muitos dos produtos da companhia. Hoje, produtos e aplicativos de missão crítica do Google são executados no Spanner. Com o Cloud Spanner, o Google está disponibilizando esse mesmo serviço de banco de dados para desenvolvedores externos.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-pode-remover-apps-da-play-store-por-problemas-com-politica-de-privacidade/,https://imasters.com.br/noticia/google-leva-realidade-virtual-para-navegador/]

A ideia é permitir que os desenvolvedores tenham todo o conhecimento que  construíram ao escrever aplicativos baseados em SQL e que eles levem isso para um novo serviço de banco de dados que ainda usa a sintaxe SQL e oferece transações ACID, mas também oferece muitas das vantagens dos modernos bancos de dados NoSQL, combinado com o tipo de escalabilidade e rede global que o próprio Google precisa para executar seus produtos.

“Se você está lutando com a escala de seu banco de dados transacional, você irá para um banco de dados sharded, ou NoSQL”, disse Deepti Srivastava, do Google. “Se você está naquela fase onde tem que fazer essas trocas, Spanner é o caminho a percorrer. Você já está fazendo trabalho para usar um desses sistemas. Tentamos fazer essa troca tão simples quanto possível”.

Ela também observou que, embora não haja limite teórico sobre o tamanho de um banco de dados Cloud Spanner(e ela também salientou que não há nenhuma razão que você não o use para projetos menores), a principal vantagem não é necessariamente a escalabilidade, mas também a capacidade de fazer transações globais. Nesse aspecto, é provavelmente melhor pensar no Cloud Spanner como uma extensão do Cloud Datastore, que é o serviço de banco de dados NoSQL altamente escalável do Google, que também oferece transações ACID e consultas semelhantes a SQL.

O Google promete 99,9999% de uptimes para o Cloud Spanner, e o projeto será lançado com bibliotecas de clientes para linguagens como Java, Go, Python e Node.js. Durante o teste beta, várias empresas também construíram drivers para outros idiomas, então provavelmente haverá suporte para outras linguagens em breve, apontou o TechCrunch.

Os preços começam em US$ 0,90 por nó por hora (que inclui replicação) e o armazenamento custará US$ 0,30 mensais por GB. O ingresso de rede é gratuito, e a saída é cobrada de acordo com as taxas usuais de região e Internet do Google.