Gadgets

30 out, 2014

Google exibe vídeo com smartphone modular em funcionamento

Publicidade

O Google divulgou ontem um vídeo mostrando o funcionamento de um smartphone do Projeto Ara, que tem como objetivo construir celulares com componentes modulares.

No vídeo, um engenheiro encaixa as peças e, em seguida, o smartphone é ligado. Como esperado, o sistema operacional é o Android, mas não é possível saber qual versão está sendo rodada.

O gadget exibido foi desenvolvido pela NK Labs em Boston, nos Estados Unidos e, até agora, já possui cinco componentes removíveis: LED, bateria, processador, alto-falantes e entrada USB.

Chamado de Spiral 1, o protótipo tem atualmente 50% do seu espaço ocupado pela modularidade, como explica um engenheiro no vídeo. Sendo assim, sobra pouco espaço para criar peças mais “poderosas”. Seu sucessor, o Spiral 2, que já está em desenvolvimento pela Toshiba, deve receber chips customizados para minimizar a pegada.

A empresa também anunciou ontem que a segunda conferência de desenvolvedores para o Projeto Ara será em janeiro de 2015, em várias cidades do mundo. Nos eventos, o Google deve mostrar o Spiral 2 e divulgar seus planos para 2015.

O vídeo pode ser conferido abaixo – o smartphone é demonstrado a partir de aproximadamente 2:00:

Com informações de Olhar Digital