O Google está testando um aplicativo para Android que permite que o usuário controle algumas funções primárias apenas com a voz. O software de acessibilidade é chamado Voice Access, e é projetado para permitir que pessoas com deficiência tirem melhor proveito das principais funções Android com as mãos livres. A novidade está atualmente em beta, e embora o período de inscrição já tenha terminado, a empresa afirmou que ele deve ser lançado como um aplicativo na Play Store livre em algum momento no futuro.
O aplicativo vai deixar que o usuário abra apps, faça scroll com comandos de voz e selecione itens na tela. “Por exemplo, você pode dizer “abra Chrome” ou “vá para a página inicial” para navegar pelo telefone, ou interagir com a tela dizendo “clique em avançar”, escreveu a empresa em seu blog. O app também incorpora um sistema numérico, então tudo, desde aplicativos a opções de menu drop down, será atribuído a um número que o usuário pode dizer em voz alta para executar uma tarefa.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/android-pode-ganhar-linguagem-de-primeira-classe-swift/,https://imasters.com.br/noticia/google-disponibiliza-atualizacao-para-android-studio/]
Essas melhorias devem ajudar o Android a ser mais flexível para todo e qualquer usuário. O iOS há algum tempo incluiu ferramentas similares para pessoas com deficiências de visão, audição e habilidade motora.
Além disso, o Google anunciou uma série de melhorias de acessibilidade em toda a sua linha de produtos. Agora, os desenvolvedores podem executar um scanner de acessibilidade em seus aplicativos para obter sugestões sobre como melhorá-los, com recomendações de como ampliar botões e aumentar o contraste da tela para aqueles com deficiência visual. A empresa diz que também está lançando uma nova versão do seu software de navegação texto-para-voz para Chromebooks, bem como uma edição baseada em voz para o Google Docs.
Com informações de The Verge