APIs e Microsserviços

11 jan, 2017

Google encerrará suporte à API do Hangouts em abril

Publicidade

Quando o Google lançou, no segundo semestre de 2016, os apps de comunicação Allo e Duo, informou que o Hangouts teria foco corporativo e não em usuários comuns. Mas parece que a história mudou e a API do Hangouts será realmente descontinuada.

Nos últimos dias o Google anunciou, muito quietamente, que vai descontinuar a API do Hangouts, matando, dessa forma, todos os aplicativos relacionados à plataforma. O anúncio não foi feito em um post no blog oficial, como sempre, mas em um update na página de FAQ do Hangouts e por email enviado aos desenvolvedores que usam a API.

De acordo com o site TechCrunch, que teve acesso ao email, o suporte à API do Hangouts para o Google+ deve continuar até o dia 25 de abril, data na qual o serviço vai ser desligado por completo e parar de alimentar qualquer aplicação que utilize essa base por meio do Google+.

Se para os desenvolvedores que utilizam a API o corte dará algum trabalho, o usuário comum vai perceber poucas mudanças no seu dia a dia, principalmente porque aplicativos mais populares como DialPad e RingCentral e também integrações como as feitas com o Slack vão ser mantidas depois desse tempo limite. Porém, eventualmente, essas soluções devam acabar sendo atualizadas.

 

Com informações de https://9to5google.com/2017/01/06/google-hangouts-api-dead-april-25th/