Cloud Computing

18 dez, 2014

Google Drive ganha suporte nativo para ODF

Publicidade

O Google anunciou ontem suporte nativo para o formato OpenDocument Format (ODF) no Google Drive. Em uma mensagem publicada no Google+, a empresa anunciou que a plataforma agora suporta arquivos do tipo ODT (documentos de texto ODF), ODS (folhas de cálculo) e ODP (apresentações), passíveis de serem importados para o Google Docs.

ODF-Import

Chris DiBona, líder das iniciativas open source do Google, explicou que o suporte para ODF foi implantado em diferentes partes dos sistemas da empresa, utilizando diferentes bases de código e abordagens. Assim, o que funciona em um produto pode não ser suportado em outro.

A empresa enfrenta uma pressão significativa do setor público numa escala mundial, agora que o ODF é um requisito em muitos países. E, até agora, o suporte para o formato nos produtos do Google tem sido fraco e irregular.

Mas mesmo com uma melhor aceitação dos arquivos nos processos de importação, não é claro que tenha havido melhorias na exportação do ODF. O Google, como a Microsoft, não torna fácil a utilização do formato como parte de um fluxo de trabalho.

O Google quer comercializar o Drive e os Chromebooks nos mercados do setor público, e o suporte para ODF tornou-se um fator decisivo.

As informações de “timestamp” (data de criação e alteração, anotações e outros metadados) perdem-se nos processos de exportação. Para ambas as empresas, o ODF é visto como um formato de migração, em vez de trabalho.

Com informações de Seja Livre