Tecnologia

23 fev, 2016

Google desenvolve IA que pode superar humanos

Publicidade

O Google lançou um desafio para o melhor jogador do Go, um dos jogos mais difíceis do mundo, para mostrar que está desenvolvendo uma Inteligência Artificial (IA) bastante avançada, cujas habilidades podem ser comparadas às dos seres humanos.

Anunciada pelo CEO do Google DeepMind Demis Hassabis, ele próprio um ex-mestre de xadrez e criador do Theme Park, a competição “histórica”, que será realizada em março, entre o sul-coreano Lee Sedol e o algoritmo AlphaGo, incluirá cinco partidas do jogo de estratégia Go.

Leia mais:

O Go é um jogo bastante simples formado por pedras pretas e brancas que são usadas para conquistar seções do tabuleiro, e capturar as peças do outro jogador. Mas há infinitas possibilidades de movimentos, o que é difícil pra um computador prever como ganhar uma partida.

No ano passado, o AlphaGo bateu o campeão europeu Fan Hui em um torneio secreto, e espera-se que essa nova competição mostre que o algoritmo – que combina árvore de busca, redes neurais, reforço positivo e planejamento de longo prazo – está se tornando cada vez mais sofisticado. “Ele venceu todos os desafios que oferecemos”, disse Hassabis. “Nós não sabemos a sua verdadeira força até jogar contra alguém como Lee Sedol”.

Os jogos serão transmitidos ao vivo do hotel Four Seasons, em Seul, no canal do DeepMind no YouTube, nos dias em 9, 10, 12, 13 e 15 de março, e cada partida deve durar entre quatro e cinco horas.

O vencedor ganhará US$ 1 milhão e, caso o AlphaGo vença, o Google vai doar o dinheiro para instituições de caridade.

De acordo com Hassabis, em curto prazo, o algoritmo poderá ajudar a aprimorar assistentes de smartphones e, em longo prazo, poderá auxiliar cientistas a resolverem os problemas mais difíceis da sociedade, como cura de doenças e soluções para mudanças climáticas.

O Google comprou a DeepMind em 2014 por supostos US$ 625 milhões, e atualmente conta com uma equipe de 200 pessoas de 45 países.

Hassabis confirmou ao site The Next Web que ainda esta semana a empresa fará seu primeiro anúncio de um teste do algoritmo, que será na área da saúde.