Tecnologia

30 jul, 2014

Google cria endereços exclusivos para apps: /docs, /sheets e /slides

Publicidade

Os processadores online de texto, planilhas e apresentações do Google agora estão mais independentes. Seguindo a estratégia adotada em plataformas móveis, a empresa lançou apps dos serviços também na web, já adotando o chamado Material Design. Cada ferramenta passa a ter sua página própria, que se assemelha muito à versão para Android, inclusive em termos de funcionalidade.

google

Ao acessar os webapps com novo visual flat, o usuário visualiza uma grade com miniaturas dos últimos arquivos editados e pode criar um novo clicando no botão de “mais” abaixo e à direita, como é feito no aplicativo móvel. A barra superior também ganhou cores e há um menu lateral, como no Android, para navegar entre documentos (Docs), planilhas (Sheets) e apresentações (Slides).

Além disso, há outros três botões na barra superior, que mudam a visualização de grade para lista, organizam o conteúdo em ordem alfabética e dão acesso aos arquivos do Drive. Entretanto, a página de edição de conteúdo permanece inalterada nas três ferramentas.

Uma extensão para o Chrome ainda permite a edição de arquivos do Microsoft Office e acesso offline a conteúdos selecionados pelo usuário no Google Drive.

O acesso às novidades já está disponível para os usuários nos endereços:

A nova página própria dos Documentos do Google também vai provocar uma mudança de redirecionamento. Até então, o endereço docs.google.com levava o usuário para a página principal do Drive, mas, em alguns dias, o link dará acesso ao webapp de processamento de texto. O Drive, portanto, será acessado unicamente por meio dos endereços drive.google.com ou google.com/drive.

Com informações de Techtudo