Analytics

25 mai, 2015

Google aprimora Search Console e dá mais informações de apps para devs

Publicidade

A fim de permitir que os desenvolvedores rastreiem onde o conteúdo indexado do seu aplicativo é exibido nos resultados da pesquisa e para quais consultas, saibam quais páginas do aplicativo são as mais populares e quais apresentam erros, o Google equipou o recém-renomeado Search Console com novos relatórios que mostram como a empresa compreende e trata o conteúdo do seu aplicativo nos resultados da pesquisa.

A meta é fazer do Search Console uma fonte completa de informações para todos os que se importam com pesquisa, independentemente do formato do conteúdo.

search-console
Para adicionar seu aplicativo ao Search Console, basta abrir o Search Console e inserir o nome do app: android-app://com.example. De acordo com a empresa, os dados só serão exibidos aos proprietários autorizados do aplicativo, por isso o desenvolvedor precisa usar a conta do Google Play para que o Search Console reconheça o acesso ao aplicativo. Se você não tiver acesso ao aplicativo no Google Play, solicite que um proprietário verifique o aplicativo no Search Console e, então, adicione você.

A associação do seu site com o aplicativo é necessária para que a indexação de aplicativos funcione. Além disso, essa associação ajuda a classificar e compreender melhor o conteúdo do aplicativo.

O novo relatório de Search Analytics fornece informações detalhadas sobre as principais consultas e páginas de aplicativos, assim como tráfego por país. Ele também apresenta um conjunto abrangente de filtros, permitindo que você limite um tipo específico de consulta ou de região, além de classificar por cliques, impressões, posições e taxas de cliques (CTRs, na sigla em inglês).

O Google afirma que, caso encontre erros ao indexar o conteúdo do um aplicativo, não será possível exibir links diretos para as páginas desses aplicativos nos resultados da pesquisa. O relatório de erros de rastreamento mostrará o tipo e o número de erros que a empresa detectou.

Para dar os primeiros passos na otimização e solução de problemas nos seus aplicativos, adicione-os agora ao Search Console. Se você desejar saber mais sobre a Indexação de Aplicativos, acesse o site do Google Developers.