Software

7 dez, 2012

Google Apps deixa de oferecer plano gratuito

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Lançado em meados de 2007, o Google Apps era a opção para empresas que quisessem adotar a suíte de serviços web do Google, como e-mail, calendário e outras funcionalidades. Na época, havia planos pagos e um gratuito, disponibilizado para empresas com menos de 50 funcionários. Ontem, o Google mudou essa política: a partir de agora, novas empresas só terão acesso ao Google Apps se pagarem a anuidade.

O Google explica no anúncio da mudança que a decisão de descontinuar o plano gratuito aconteceu porque muitas empresas “querem suporte 24h e caixas de entrada com maior espaço”, algo que aparentemente só pode ser oferecido se eles deixarem de perder dinheiro com as contas gratuitas. Atualmente, o preço da assinatura do Google Apps custa US$ 50 ao ano por usuário ou US$ 5 ao mês por usuário.

Vale lembrar que, mesmo com a desativação do plano gratuito do Google Apps, as atuais empresas que usam essa modalidade de serviço não serão afetadas. Além disso, as organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino que quiserem usar o serviço, continuam tendo acesso ao plano gratuito, disponível aqui. Mas é preciso provar que a instituição cadastrando é elegível para tais planos.

Empresas podem criar lojas de aplicativos próprias

Um pouco antes de anunciar a mudança nos planos gratuitos, o Google Apps ganhou uma funcionalidade interessante para empresas que queiram disponibilizar seus próprios programas para celulares dos seus funcionários. Trata-se de uma sessão privada da loja de aplicativos do Google, específica para empregados de uma empresa do Google Apps.

Ela funciona como se fosse uma mini-Play Store criada e personalizada pela própria empresa com os aplicativos disponibilizados por ela. Ao fazerem login no aparelho Android usando o e-mail cadastrado no Google Apps, funcionários terão acesso à essa área e poderão baixar os aplicativos.

Por Rafael Silva