Tecnologia

18 set, 2014

Google afirma que pedidos dos governos por dados de usuários aumentaram

Publicidade

Segundo a mais recente edição do relatório de transparência do Google, documento publicado semestralmente como uma medida da relação da empresa com seus usuários e órgãos superiores, aumentaram os pedidos oficiais de revelação de dados feitos por autoridades às empresas de Internet.

Google

A empresa afirmou que, entre os meses de janeiro e junho de 2014, governos de todo o mundo registraram cerca de 32 mil pedidos de liberação de informações confidenciais dos usuários. O número representa um aumento de 15% em relação ao segundo semestre de 2013 e revela um crescimento contínuo nesse tipo de solicitação, que chega a 150% desde 2009, quando os relatórios de transparência começaram a ser publicados.

O documento reúne os pedidos feitos por todo tipo de órgão ligado à administração pública, incluindo forças policiais locais e grandes operações federais. De todos os pedidos realizados, somente 65% deles foram atendidos, com os outros sendo considerados improcedentes pela empresa norte-americana. Nesse caso, a companhia assume a responsabilidade pela proteção das informações de seus usuários e se mostra disposto até mesmo a responder ações legais, caso necessário.

Os Estados Unidos continuam líderes no ranking de pedidos como esses, tendo solicitado 40% deles e registrado um crescimento de 19% no período e mais de 250% desde que os relatórios de transparência começaram a ser emitidos. O relatório do primeiro semestre contou também com a presença de alguns estreantes como Egito, Indonésia, Luxemburgo, Nepal, Albânia e República Dominicana.

Com informações de Canaltech