Marketing Digital

27 set, 2016

Google abandona uso de cookies para monitorar usuários

Publicidade

Nesta semana, o Google anunciou algumas atualizações na forma como acompanha e mede anúncios em suas plataformas. Entre elas está o abandono dos cookies e o uso de dados de log-in e dispositivos registrados para rastrear os usuários em vários dispositivos, apps e sites.

Segundo o site Olhar Digital, a mudança se refere ao aumento do uso de bloqueadores de anúncios, o que afeta a eficácia dos cookies. Além disso, o crescimento do Facebook e de sua rede de publicidade, já que a empresa oferece uma audiência personalizada, fez com que a rede social se tornasse uma importante concorrente na busca por anunciantes. Diante disso, o Google percebeu que os usuários utilizam suas contas para acessar diferentes serviços e dispositivos, como smartphones e TVs. Com a novidade, a empresa espera oferecer uma publicidade mais segmentada e eficaz.

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Outra alteração é a expansão do Brand Lift, um produto lançado em 2011 para cobrir também a TV. O objetivo é ajudar os anunciantes a saberem onde e por quem estão sendo vistos. De acordo com o Google, o recurso vai funcionar inicialmente somente nos EUA, mas será estendido globalmente “em breve”.

A terceira mudança é a exibição de publicidade no Google Maps com base em onde o usuário se encontra e em seus interesses. Quando o anúncio é exibido, os usuários vão receber informações sobre a localização da empresa, mapas e informações de contato. Assim, a empresa conseguirá saber, por exemplo, se a propaganda fez efeito e o usuário foi até o local ou visitou o site da empresa.

O Google também vai aumentar a exibição de propaganda do mesmo anunciante em diversos dispositivos. Se o usuário não quiser mais visualizá-la, basta encerrar a sessão.