Desenvolvimento

29 set, 2010

GNOME 2.32 é lançado

Publicidade

Foi lançada hoje a versão 2.32 do GNOME. Ela traz centenas de correções de erros e melhorias solicitadas por usuários e é o último lançamento planejado para a série 2 do GNOME. Até a chegada da versão 3.0, somente atualizações de manutenção estão planejadas para a série 2.

Entre as novidades estão: novos recursos para o mensageiro instantâneo Empathy, como suporte a meta-contatos, pesquisa de contatos em tempo real, opção para não armazenar registro de mensagens e mostrar automaticamente conversas recebidas; melhor suporte a acessibilidade no visualizador de documentos, permitindo que arquivos como PDF sejam lidos pelo Leitor de tela.

Além disso, a comunidade tem realizado uma grande tarefa de limpeza para garantir que nenhum código obsoleto seja utilizado nas novas versões, além de uma suave transição para o GNOME 3.0.

Vale ressaltar que graças ao Projeto de tradução do GNOME, a versão 2.32 suporta mais de 50 idiomas, com pelo menos 80% de mensagens traduzidas, incluindo os manuais do usuário e administração para muitos idiomas.

O GNOME 2.32 pode ser conferido assim que as distribuições lançarem novas versões com as atualizações. Para quiser compilar mais de 7 milhões de linhas de código, os arquivos fontes podem ser baixados e compilados usando o aplicativo JHBuild.

Informações completas sobre a nova versão estão nas Release Notes.