DevSecOps

9 dez, 2013

Gigantes da Internet se unem para mudar regras da NSA

Publicidade

Oito gigantes da Internet dos Estados Unidos, incluindo Twitter, Facebook e Apple, pediram ao presidente Barack Obama uma “reforma das práticas de vigilância” nos país após as revelações do ex-consultor da NSA Edward Snowden.

segurança-nsa

“As revelações deste verão (hemisfério norte) demonstram a necessidade urgente de reformar as práticas de vigilância dos governos em escala mundial”, afirmaram em uma carta aberta conjunta, publicada em um site da internet ‘ad hoc’.

Entre os signatários estão AOL, Apple, Facebook, Google, LinkedIn, Microsoft, Yahoo! e Twitter.

“O equilíbrio em muitos países oscila de forma excessiva a favor do Estado em detrimento dos direitos individuais, direitos que estão inscritos em nossa Constituição. Isso afeta as liberdades que tanto queremos. É hora de mudar”.

Os oito signatários “estimulam os Estados Unidos a tomar a iniciativa e a comprometer-se a realizar as reformas para que os esforços de vigilância da parte do governo estejam claramente dentro da lei, sejam proporcionais aos riscos, transparentes e objeto de uma vigilância independente”.

“As revelações recentes sobre as atividades de vigilância dos governos afetaram a confiança dos internautas”, explica a presidente do Yahoo!, Marissa Mayer. “Chegou o momento de o governo dos Estados Unidos restaurar a confiança dos usuários, é o momento de o governo atuar para restaurar a confiança dos cidadãos do mundo”, completou.

Várias reportagens publicadas por jornais desde junho, incluindo Washington Post e The Guardian, com base nas revelações de Edward Snowden, destacaram a magnitude do sistema de vigilância, especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Com informações de Info