Carreira Dev

17 abr, 2012

Gartner revela as 10 macro tendências de consumo com impacto na tecnologia, mídia e provedores de serviços

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O mercado de tecnologia de consumo está sendo redefinido por um novo conjunto de expectativas do consumidor e de valores moldados por mudanças na economia global, na tecnologia e no social, de acordo com a Gartner, Inc. Analistas já identificaram dez macro tendências de consumo que vão moldar a tecnologia, os meios de comunicação e os mercados de provedores de serviços ao longo dos próximos dez anos.

Todas as dez dessas tendências convergem em torno de questões de valor – o que os consumidores valorizam o suficiente para pagar, como os valores dos consumidores estão mudando, e como a tecnologia e prestadores de serviços (T&SPs) podem responder a isso para aumentar suas vendas e margens.

“As tecnologias estão mudando muito rápido, assim como os consumidores. Uma compreensão das principais demandas de cada lado é fundamental para construir uma visão de 360 ??graus de como o volátil mercado para as tecnologias e serviços digitais vão evoluir nos próximos dez anos”, disse Nick Ingelbrecht, diretor de pesquisas do Gartner. “Macro tendências de consumo são resumos de mudanças, muitas vezes complexas e inter-relacionadas com comportamento do consumidor. Todos estes aspectos são dinâmicos e condutores de mudança, e todos eles impactam o mercado de tecnologia”.

 1. A grande depressão – Parte 2: confiança do consumidor e o novo normal

Mercados de tecnologia de consumo estão sendo redefinidos por um novo conjunto de expectativas do consumidor e valores moldados pela economia global. Em mercados maduros, muitos consumidores deixaram para trás algumas despesas devido às sucessivas crises financeiras. No entanto, os consumidores parecem empregar um valor mais alto em mídia e produtos de comunicação em tempos de recessão. Tempos difíceis criam “mercados de compradores”, significando que o T&SPs deve ajustar suas operações para acomodar mudanças nas expectativas do consumidor. Trata-se de mudar para propagandas de recessão mais amigáveis e uma maior gama de opções “acessíveis” ou opções de “valor”.

 2. O impacto da aceleração/desaceleração

Aceleração estrutural está mudando os padrões de consumo e deixando alguns consumidores para trás. Aceleração significa que os consumidores esperam atualizações regulares de produtos. Ao longo do tempo, diminuiu a barreira entre os ricos e pobres, em termos de acesso a produtos de tecnologia e serviços básicos. No entanto, novas outras barreiras surgiram, especialmente as desigualdades em relação ao gráfico social e a capacidade dos consumidores para acessar e gerenciar – ou não – em tempo real e a conectividade.

Aceleração deve, em teoria, dar aos consumidores mais tempo livre para fazer as coisas que eles querem. Na realidade, eles experimentam o inverso. Portanto, o produto mais valioso que o T&SPs pode oferecer aos consumidores é o tempo extra no dia para fazer coisas que eles querem ou precisam fazer. Produtos e serviços que ajudem os consumidores a preencher seu tempo de forma mais produtiva e/ou prazerosamente são os mais atraentes.

 3. Procuram-se mulheres: acabando com as questões sobre gênero

O mercado de tecnologia de consumo está tendendo para a produção e comercialização de produtos mais amigável às mulheres, que estão sub-representadas em cargos-chave dentro setores de tecnologia e mídia. Esta é claramente uma oportunidade perdida, uma vez que normalmente as mulheres controlam 70-80% das despesas das famílias, incluindo itens caros, como computadores, carros e casas. O T&SPs deve realizar uma auditoria de gênero e investir, se necessário, no recrutamento de talentos adequados para corrigir a sub-representação dos gêneros em papéis-chave na tomada de decisões.

4. O poder do cliente substitui poder de consumo

A tecnologia está facilitando uma experiência de compra mais personalizada e coloca mais poder nas mãos do cliente. Os consumidores têm um acesso sem precedentes à informação de que necessitam para tomar suas decisões. Lidar com os consumidores habilitados torna a vida mais difícil para as marcas, mas representa uma oportunidade para a diferenciação competitiva para as organizações que estão preparadas para investir no atendimento às demandas dos clientes de energia. Marcas de tecnologia precisam avaliar e melhorar a sua capacidade de interagir e desenvolver um relacionamento com seus clientes através de iniciativas de atendimento ao cliente, incluindo pós-venda e suporte técnico.

5. A corrente da informação social

O mercado consumidor está cada vez mais se voltando para as redes sociais em busca de notícias e informações. Cada vez mais, os consumidores estão se voltando para as redes sociais para obter a sua dose diária de notícias e informações sobre o resto do mundo, bem como compartilhar suas notícias e postar seus comentários. Como resultado, o formato de notícias e conteúdo estão sendo progressivamente reconstruídos em torno dos canais de mídia social. As mídias sociais continuarão a desafiar as relações de marcas tradicionais e os modelos de negócios.

 6. Humanidade 2.0: os consumidores se tornam os “matadores de apps” do computador

As características de auto-reforço do uso da tecnologia mostram não só que o mercado de tecnologia de consumo vai crescer, mas que também irá tomar boa parcela dos gastos do consumidor no futuro. Os fornecedores de tecnologia devem se antecipar as mudanças no comportamento do consumidor, a fim de criar seu espaço no novo ambiente da mídia.

 7. Renegociação da confiança do consumidor

O mercado consumidor está buscando novas instituições, marcas e valores para confiar. O colapso da confiança nas instituições tradicionais, como falências bancárias, o colapso do governo, a corrupção, distúrbios civis e pela perturbação do que era tido como normal (como as comunidades locais e famílias nucleares) fez com que os consumidores fossem à procura de novas marcas, valores e organizações sociais que eles podiam confiar. Marcas que ajudam seus clientes em tempos difíceis podem construir a lealdade emocional com os consumidores, levando a oportunidade significativa para a extensão de marca.

 8. Mudança de canais: marcas perseguem a migração de consumidor

O mercado consumidor está mudando, mas os consumidores ainda esperam uma experiência de marca multicanal. Em termos de escala, lojas de varejo continuarão a ser geradores de receita dominantes durante algum tempo e a importância de canais online depende do produto. No entanto, os clientes não pensam em canais, pois eles só fazem as compras. Logo, os varejistas precisam fazer a experiência de compra o integrada e transparente possível. O T&SPs devem construir suas operações multicanal em torno de seus sistemas de business intelligence, a fim de compreender a voz do cliente, usando análise de negócios para rastrear o comportamento dos consumidores em todos os canais, realocar recursos e reequilibrar as prioridades, se necessário.

 9. A morte da complexidade

O mercado consumidor está se tornando progressivamente menos tolerante à complexidade. Embora os consumidores tendem a comprar produtos com características cada vez mais complexas, eles preferem os canais que são simples e intuitivos. A capacidade de fornecer interfaces de usuário atraentes e intuitivas tornou-se um ponto crítico de diferenciação entre a concorrência dos fornecedores de tecnologia.

 10. A ascensão da classe média e dos países emergentes

O foco da inovação e do consumo está mudando para as economias emergentes. Em 2030, a China terá uma população que está envelhecendo mais rápido do mundo – ainda mais rápido do que a população da Alemanha ou o Japão – e, por esse tempo, a Índia terá a população mais jovem do mundo. A demografia claramente afetar os padrões de consumo, mas também cria uma cultura de consumo, valores e atitudes, incluindo as expectativas dos consumidores. A classe média, por sua vez, é importante para as marcas, porque tendem a controlar uma grande parcela da renda nacional e fazem escolhas de marcas com base em outros fatores além do preço. O T&SPs precisa aumentar o envolvimento e exposição a mercados emergentes, em especial de recrutamento, e construir uma compreensão das necessidades dos consumidores locais e suas preferências.

Com informações de Gartner