Carreira Dev

2 out, 2014

Gartner aponta que investimentos em Big Data aumentam em 2014

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De acordo com um estudo mundial do Gartner, 73% dos entrevistados pretendem ou já aplicaram investimentos para projetos de Big Data nos próximos dois anos. Esse índice supera o de 2013, que era de 64%.

As empresas que declararam não ter nenhum plano para Big Data caíram de 31%, no ano passado, para 24% em 2014. Segundo a pesquisa, as companhias estão aplicando seus investimentos em tecnologia de maneira mais eficaz.

O Gartner Research Circle realizou o estudo em junho deste ano utilizando 302 de seus membros. O objetivo era explorar os planos de investimentos das empresas em tecnologia relacionadas ao mercado de Big Data, além de obter informações sobre os estágios de adoção, dados, desafios sobre negócios resolvidos, tecnologias, entre outros.

Segundo Nick Heudecker, diretor de pesquisas do Gartner, “a América do Norte ainda lidera os investimentos em Big Data, onde 47% são reportados para a área em 2014, superior aos 37,8% no ano anterior”. Heudecker ainda afirmou que “todas as regiões apresentaram crescimento em investimentos quando comparados com o ano anterior”.

Apesar de os números apontarem para um investimento maior, isso não leva a um aumento associado em empresas que atribuem a implementação de projetos de Big Data. Assim como em 2013, a maior parte do trabalho atual gira em torno de uma estratégia de desenvolvimento e criação de projetos piloto e experimentos.

Em 2013, apenas 8% das empresas reportaram que tinham aplicado projetos de Big Data para produção. Neste ano, esse índice foi para 13% e, embora ainda seja relativamente pequeno, representa um bom crescimento. Segundo Heudecker, a queda de 6% em empresas que ainda reúnem conhecimento sobre Big Data e a expansão de 7% em experimentos apontam que as companhias estão evoluindo seu conceito e disposição de explorar oportunidades no setor.

De acordo com Lisa Kart, diretora de pesquisas do Gartner, as mudanças mais dramáticas estão na melhoria da experiência dos clientes, principalmente nas áreas da saúde, seguros, transporte, varejo, bancos, além de mídia e comunicação. “Outra área em que observamos aumento é no uso do Big Data para desenvolver produtos de informação, em que as companhias estão procurando rentabilizar seus dados. Isso é notável especialmente entre fornecedores de TI, manufatura e governo”.

A consultoria continua a observar fortes investimentos planejados em todas as indústrias verticais, com o setor de mídia e comunicação liderando o grupo, com 53% das empresas analisadas.

Com informações de Canaltech