Software

28 jul, 2015

Firefox quer feedback de usuários sobre novas features

Publicidade

A Mozilla pretende lançar um programa de testes no próximo mês que vai permitir que usuários do Firefox experimentem mudanças no navegador.

Chamado por enquanto de Idea Town, o programa deve ser lançado no dia 11 de agosto, com um teaser na página de nova aba do browser convidando os usuários a se registrarem. Ele deve ser testado por três meses, até sua infraestrutura ficar completa e operacional.

firefox

A meta do Idea Town é solicitar feedback dos usuários de seu canal mais estável – o Release – para ajudá-lo a decidir pela implementação (ou não) de novas features e modificações de UI antes de adicioná-las ao ciclo de desenvolvimento de 18 meses.

De acordo com a Mozilla, a ideia principal do Idea Town é permitir que ela corra riscos maiores com conceitos de produtos, dando a ela uma maneira barata de testar e validar conceitos de produtos. Além disso, o programa ajudaria a organização a avaliar o interesse em potenciais features do Firefox.

Até 3 de novembro, quando o Idea Town estiver completamente pronto, a Mozilla terá criado e distribuído um add-on do Firefox que gerencia novas mudanças e features – que serão agrupadas em “experimentos” discretos – em um pacote experimental, e configurado maneiras para os usuários facilmente participarem do programa ou deixem de fazer parte dele.

Entre os candidatos para participarem do Idea Town estão abas verticais, tab badging, em que uma tab do navegador oferece informações adicionais, como o número de novos tweets quando a tab representa twitter.com, e tab snoozing, que foi explicada neste documento (pdf).

Com informações de PC World