DevSecOps

24 nov, 2015

Firefox perde duas funções que agrupam abas e temas pesados

Publicidade

O Firefox vai acabar com dois recursos: a função de agrupamento de abas (Panorama) e o suporte a temas completos serão encerrados em breve. As medidas fazem parte da iniciativa Go Faster, criada para acelerar o desenvolvimento do navegador.

A baixa quantidade de clientes das ferramentas, assim como problemas de performance, foram os responsáveis pela decisão, afirmou o diretor de engenharia da empresa, Dave Camp. “Grupos de Abas foi um experimento para ajudar usuários a controlar grande quantidade de guias”, comenta.

Para o desenvolvedor, a popularidade baixa da função explica a decisão de acabar com a opção de agrupar abas. “Poucas pessoas decidiram usar o recurso, então estamos eliminando a função, afinal o volume de trabalho necessário para mantê-lo é desproporcional à sua popularidade”.

Leia mais:

Em relação à aparência, a Mozilla vai encerrar o suporte a temas completos, que alteram significativamente a interface do navegador. Segundo Dave Camp, temas completos exigem investimento significativo em suporte, tanto para criadores como para desenvolvedores do Firefox. A principal razão para o fim dessa personalização é o comprometimento da performance do Firefox ao aplicar um dos temas disponíveis.

Por enquanto, não há data definida para a chegada das mudanças.