Software

9 nov, 2012

Firefox completa oito anos hoje

Publicidade

Há exatamente oito anos, a Fundação Mozilla lançou a primeira versão do Firefox.

O aniversário pode causar alguma confusão, já que recentemente foi divulgado o décimo aniversário do Firefox. Na verdade, a comemoração de 10 anos se referiu ao navegador que eventualmente se tornaria o Firefox, chamado de Phoenix, que foi lançado como um beta em 2002. Quando a primeira versão completa do browser foi lançada em 2004, ela foi renomeada para Firefox.

O navegador da Mozilla foi visto como um “alívio” na época em que o Internet Explorer 6 dominava o mercado, irritando muitos usuários com vários problemas de segurança.

Com o passar do tempo, o Firefox angariou um bom pedaço do market share do Internet Explorer, mas, nos últimos anos, vem sofrendo com a acirrada competição imposta pelo Google Chrome. Atualmente, o Firefox é o terceiro navegador mais popular do mundo, atrás de IE e Chrome.

Para o futuro, a Mozilla planeja vários recursos importantes, incluindo uma versão do navegador para o Windows 8 e a Social API, que vai habilitar a integração do Facebook e de outras redes sociais no navegador.

Com informações de Mashable