Desenvolvimento

3 nov, 2010

Fedora 14 é lançado

Publicidade

Na terça-feira, o Fedora Project lançou o Fedora 14, também conhecido como “Laughlin”. Como a versão anterior, a atual não traz somente atualização de software, novas funcionalidades e aprimoramento na aparência, mas também implementa progressos técnicos.

As novidades para usuários de desktop do Fedora 14 incluem o libjpeg-turbo, que possibilita carregar e salvar imagens no formato jpeg de maneira mais rápida que nas versões anteriores; o Spice (Simple Protocol for Independent Computing Environments), que oferece aos usuários uma experiência de desktop remoto avançada. Atualmente, ele fornece bases se tirar maior vantagem de recursos como gráficos Accelerated 2D, criptografia e suporte a hardware.

Para os desenvolvedores, a nova versão oferece suporte à linguagem de programação D, que combina a potência e o desempenho elevado de C e C++ com a produtividade de linguagens modernas, como Ruby e Python, entre outros recursos.

Já para os administradores de sistema, o Fedora 14 traz o Amazon Elastic Computing Cloud, o Virt-V2V, que auxilia na migração da máquina virtual Xen para KVM, uma atualização para o Varnish, que inclui melhorias referentes à escalabilidade, e uma nova função de log.

O Fedora 14 está disponível para download para sistemas de 32 e 64 bits no site do projeto.

Com informações de Under-Linux