DevSecOps

22 jul, 2014

Falso Flash Player rouba informações de cartão de crédito

Publicidade

De acordo com especialistas da Dr. Web, companhia expert em soluções antivírus, um novo trojan, chamado BankBot, que visa a roubar dados de cartão de crédito, está sendo fortemente direcionado para usuários da plataforma Android.

Atualmente, o malware está afetando usuários russos, mas pode ser facilmente modificado para atingir outros ao redor do mundo. Ele vem sob a forma de Adobe Flash Player e, quando instalado e executado no sistema, imediatamente tenta ganhar privilégios de administrador no dispositivo.

flash

A partir daí, esse trojan, de maneira muito persistente, solicita permissões aos usuários através de uma mensagem persuasiva, que vigora até que seja conseguido o seu intuito malicioso. Quando a tarefa é realizada, o BankBot verifica se existe alguma aplicação ativa do Google Play. “Se houver, o malware exibe um formulário de informações de cartão de crédito padrão, que é bastante usado para associar um cartão de crédito com uma conta”, observam os pesquisadores.

É válido ressaltar que toda a informação apresentada, como o número do cartão, data de validade e código de segurança de 3 dígitos, o endereço e o número de telefone do titular do cartão, é transmitida para o servidor dos atacantes.

A recomendação é que usuários sejam cuidadosos a baixar apps em seus dispositivos Android, principalmente de mercados de terceiros.

Com informações de Under-Linux