Marketing Digital

18 fev, 2016

Facebook vai permitir que qualquer editor publique Instant Articles

Publicidade

A introdução gradual do Instant Articles do Facebook está prestes a acelerar. A empresa disse ontem que, a partir 12 de abril, todos os editores serão capazes de criar artigos que usam o formato.

O formato carrega artigos dentro do aplicativo do Facebook de maneira mais rápida do que os links tradicionais, eliminando a maior parte de código e pré-carregando histórias quando você as aborda no feed de notícias. Os editores ganham dinheiro com a venda de anúncios dentro das histórias, o que eles próprios podem fazer ou deixar que o Facebook lide com isso (em troca de 30% da receita).

Leia mais:

Quando o Facebook lançou o formato do ano passado, desencadeou uma corrida armamentista entre outras grandes plataformas de tecnologia, com Google e Apple seguindo os passos da rede social ao criarem formatos próprios de carregamento rápido.

O Instant Articles foi lançado com um pequeno número de editores, mas logo cresceu para incluir outras centenas. “Nosso objetivo é fazer isso funcionar, seja você BuzzFeed, New York Times, um jornal local ou um pequeno blog”, disse Josh Roberts, gerente de produto do Instant Articles. A resposta inicial à plataforma tem sido positiva, segundo Roberts, com os usuários mais propensos a clicar e compartilhar artigos que usam o formato.

Segundo o site The Verge, blogs independentes e jornais ainda não devem criar Instant Articles próprios. Enquanto o Facebook diz que eles têm trabalhado para simplificar o processo, criando o que equivale a um feed RSS personalizado com elementos HTML únicos, ele ainda requer um nível de conhecimento técnico que muitos editores ainda não têm. Mais interessante seria se plataformas de publicação como WordPress, Medium ou Tumblr ativassem a publicação automática de Instant Articles para o Facebook. Até lá, os editores interessados em desenvolver para o formato podem começar a ler sobre o assunto neste link.