Hoje, durante a conferência para desenvolvedores F8, o Facebook apresentou algumas novidades. Entre elas está o Messenger Plataform, que integra o serviço a outros aplicativos.
O Messenger Plataform integrará o serviço a diferentes aplicativos. Será possível, por exemplo, editar um vídeo em um aplicativo e enviá-lo pelo app de mensagens em poucos passos, enriquecendo a comunicação na rede social.
Já o Messenger Business promete ser voltado especialmente para empresas. Ele promete melhorar a comunicação entre colegas de trabalho, bem como marcar compromissos. Além disso, prestadoras de serviço poderão enviar mensagens para consumidores na rede social, tal como o envio de recibos e outras informações relevantes.
O Messenger Plataform terá um espaço reservado para que o usuário possa ver quais aplicativos são integrados com o serviço de mensagens. Além disso, será possível descobrir novas opções na parte inferior da tela e ir direto até a loja de aplicativos do Android ou iOS – tudo direto do Messenger.
Além do Curtir, o Facebook promete lançar um botão para que o usuário possa enviar um conteúdo através do Messenger. A novidade deve estar disponível tanto em páginas da web como em mais de 40 aplicativos. A rede social apresentou ainda um kit de desenvolvimento para quem deseja integrar a plataforma aos seus apps, prometendo estender ainda mais a novidade.
O Facebook também quer mudar a forma como empresas e consumidores se comunicam. Em vez de e-mails, a rede social quer que as atualizações cheguem através do Messenger, com novos recursos multimídia e ferramentas. Entre as possibilidades apresentadas está a possibilidade de rastrear a entrega de um produto. Ao fazer uma compra, o usuário poderá optar por utilizar o serviço do Facebook no lugar do e-mail, recebendo um mapa atualizado em tempo real com informações de entrega, por exemplo.
Caso haja algum problema, toda a comunicação poderá ser feita no app, como se fosse uma conversa qualquer. Assim, o Facebook pretende reduzir a burocracia na resolução de problemas. Resta saber, porém, se a novidade chegará por aqui e se as empresas brasileiras abraçarão a ideia.
No evento, o Facebook também anunciou sua entrada na onda da Internet das coisas (IoT, em inglês), que trata dos novos eletrodomésticos e acessórios com acesso à web. A rede social anunciou o lançamento de ferramentas de desenvolvimentos para integrar os seus serviços às plataformas de IoT.
A integração do Facebook nos comentários de sites também ganhará mudanças, possibilitando uma experiência mais unificada. O recurso promete engajar muito mais usuários em blogs e sites da Internet, aumentando a audiência das páginas.
Os vídeos do Facebook também poderão ser usados fora da rede social por meio de um código embed, o que pode ser um ataque direto ao YouTube. A partir de agora, é possível publicar um vídeo da rede social em blogs e páginas da Internet.
Para os desenvolvedores, o Facebook apresentou o Analytics Apps, um recurso que promete fazer com que eles conheçam melhor o seu público e de forma mais fácil, e como os usuários utilizam seus aplicativos através das informações da rede sociais. O recurso será gratuito, mas pode gerar problemas entre usuários do site, que terão dados compartilhados com ainda mais pessoas.
Com informações de Techtudo