DevSecOps

23 fev, 2016

Facebook quer ajudar provedores de Internet a se prepararem para realidade virtual

Publicidade

Facebook anunciou ontem o lançamento do Telecom Infra Project (TIP), que está reunindo uma coligação de provedores de Internet e empresas de tecnologia para se concentrar nos desafios de engenharia de transmissão de vídeo de alta resolução e realidade virtual. O grupo tem 30 membros iniciais, incluindo T-Mobile, Nokia, Intel, Deutsche Telekom e SK Telecom. A abordagem foi elaborada após o Open Compute Project, que foi iniciado pelo Facebook em 2011 para compartilhar designs de produtos e tem laços com a iniciativa Internet.org do Facebook, que visa a levar Internet a áreas rurais e a países em desenvolvimento.

“A cada dia, mais pessoas e mais dispositivos em todo o mundo estão ficando online, e está se tornando mais fácil compartilhar experiências intensivas de dados, como vídeo e realidade virtual”, disse Jay Parikh, chefe global de engenharia e infraestrutura no Facebook.

Leia mais:

As empresas ligadas ao TIP vão trabalhar juntas para contribuir com projetos para produtos, como rádios wireless e equipamentos de fibra óptica para melhor gerenciar, armazenar e entregar dados intensivos, enquanto as telecoms poderão usar esses projetos na prática. “Isso resultará em ganhos significativos de custos e eficiência operacional para implantações rurais e urbanas”, acrescentou Parikh. O grupo também vai trabalhar para acelerar o desenvolvimento de redes 5G.

De acordo com a rede social, qualquer empresa pode participar do TIP. Ela lançou o site telecominfraproject.com para que potenciais membros e o público em geral possam conhecer melhor a iniciativa.

Com informações de The Verge