Marketing Digital

30 jun, 2015

Facebook muda algoritmo e agora mostra vídeos “que você quer ver”

Publicidade

O Facebook anunciou que vai levar em consideração novos tipos de interação com vídeos para escolher o que vai aparecer no feed de notícias dos usuários. Alguns ajustes no algoritmo vão ajudar a filtrar os tipos de vídeos na rede social. Um usuário que assiste mais a determinado tema, vai passar a ver mais dele, relacionado a assuntos de seu interesse pessoal.

facebook 1

A alteração está na forma como o Facebook entende que as pessoas consomem conteúdo. No caso de vídeos, a rede social só costumava levar em consideração os casos em que um usuário curtia, compartilhava ou comentava um post com vídeo. Com o novo sistema, também será levado em conta o tipo da interação.

Volume e tela cheia

Na prática, isto significa que as pessoas que assistem a um vídeo de determinado assunto vão passar a ver mais deles em seus feeds, com temas relacionados. “Nós aprendemos que algumas ações que as pessoas fazem, como aumentar o volume ou assistir em tela cheia, são sinais de que elas queriam assistir o vídeo, mesmo que elas não queiram curti-lo”, explicam os engenheiros de software do Facebook, Meihong Wang e Yue Zhuo em artigo.

Esta não é a primeira vez que o Facebook mexe no seu sistema de vídeos. A rede social já havia feito mudanças no seu sistema de ranking, incluindo o tempo que uma pessoa assiste ao conteúdo e se ela já o havia visto antes. Estas alterações se seguem à introdução da métrica de tempo gasto na “leitura de um post”, que também foi implementado recentemente pela rede social.

A novidade já começou a ser implementada no Facebook e a expectativa é que demore algumas semanas para ser estendido a todos os usuários. Porém, somente aqueles que gostam de assistir muitos vídeos na rede social devem notar mudanças significativas nas sugestões e novos vídeos.

***

Com informações de TechTudo