Marketing Digital

19 set, 2014

Facebook modifica algoritmo do feed de notícias

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O algoritmo de exibição do conteúdo no feed do Facebook mudou mais uma vez. Agora, a rede social pretende dar uma abordagem mais temporal ao que os usuários vão ler em sua página de notícias. De acordo com os desenvolvedores, as modificações serão graduais e não devem mudar muito o alcance das publicações, mas sim a maneira como elas são exibidas. Em resumo, é o fim dos “posts de ontem”.

A alteração é baseada em dois pontos: trending topics, que são os assuntos mais comentados, e o momento em que as pessoas curtem ou comentam o post. O primeiro update se dá em uma exibição maior de conteúdo sobre os temas que estão fazendo sucesso em uma determinada hora. Se uma pessoa ou página que você segue comentar sobre um trending topic, o post será posicionado mais acima no feed.

Os testes feitos pelo Facebook apontaram que essa mudança rendeu um aumento de 6% no engajamento dos usuários nesse tipo de conteúdo. Um exemplo dado pela rede social é um internauta postar que está assistindo a um programa de TV que está nos trending topics naquele momento. Essa publicação aparecerá mais em cima no feed dos amigos dele. E é justamente essa percepção do “momento certo” que o Facebook quer ter na sua rede.

A segunda atualização fará com que o algoritmo passe a perceber quando os usuários estão dando mais likes, comentários e compartilhamentos. Se as pessoas se engajam assim que um post é feito, mas a interação cai ao longo do dia, ele não deve mais ser exibido por um longo período de tempo ou em datas mais avançadas. Nesse caso, ele ficará aparecendo no topo dos feeds de notícias logo após a sua publicação, e depois cairá. A ideia do Facebook é não perder a hora ideal de uma publicação para que ela chegue a tempo ao usuário.

Segundo a rede social, houve um feedback muito grande dos usuários dizendo que há posts temporais, como o exemplo de se ver algo na TV, que acabam aparecendo no dia seguinte no feed e não são mais tão relevantes naquele momento. A novidade vale para posts de pessoas e também de páginas de fãs.

Com informações de Techtudo