Desenvolvimento

30 abr, 2014

Facebook lança FbStart, programa que fornece ferramentas e serviços gratuitos para desenvolvedores de apps

Publicidade

Durante a conferência F8 hoje, o Facebook anunciou o FbStart, um programa que vai ajudar desenvolvedores de apps ao oferecer ferramentas e serviços gratuitos para que suas criações sejam aprimoradas e se tornem mais rápidas. O FbStart inclui duas opções: Boostrap e Accelerate.

Desenvolvedores presentes no evento podem usar o programa imediatamente, e ele será disponibilizado para todos os outros nas próximas semanas. Aqueles que forem selecionados receberão créditos para anúncios no Facebook, assim como Parse e serviços gratuitos de empresas que oferecem testes de produtos, recrutamento, atendimento ao cliente, videoconferência e gerenciamento de documentos.

O programa não foi criado pelo Facebook. Parceiros incluem Parse, Adobe, Appurify, Asan, BlueJeans, Salesforce Desk, MailChimp, Quip, Proto.io, Survey Monkey, userTesting e Workable.

A opção Bootstrap é voltada para desenvolvedores iniciantes, e ela inclui um pacote gratuito de ferramentas e serviços que valem até US$, incluindo: acesso ao programa Facebook Start to Sucess, crédito no Parse, Adobe Creative Cloud, suíte de testes Appurify, ferramenta de atendimento ao cliente Desk.com, ferramenta de prototipagem Proto.io, ferramenta de pesquisa de interface de usuário UserTesting, ferramenta de recrutamento Workable e crédito de anúncios do Promotional Facebook para novos clientes.

Já a opção Accelerate é para devs que já possuem um app de sucesso, mas querem ampliar a escala. Esse pacote gratuito de ferramentas e serviços vale até US$ 30 mil e abrange: acesso ao programa Facebook Start to Sucess, crédito no Parse, prioridade no acesso ao laboratório Internet.org, suporte de anúncios do Preferred Marketing Developers do Facebook, Adobe Creative Cloud, ferramenta de monitoramento de tarefas Asana, suíte de testes Appurify, serviço de colaboração em vídeo Bluejeans, ferramenta de atendimento ao cliente Desk.com, suporte para MailChimp, ferramenta de prototipagem Proto.io, conta no SurveyMonkey para pesquisa, ferramenta de pesquisa de interface de usuário UserTesting, compartilhamento de documentos com Quip, ferramenta de recrutamento Workable e crédito de anúncios do Promotional Facebook para novos clientes.

Esta é a primeira investida do Facebook no mundo das startups e totalmente focada no mobile. Qualquer desenvolvedor no mundo com um app público de Android ou iOS pode se candidatar, e o app não precisa ser integrado ao Facebook.

Com informações de The Next Web