DevSecOps

31 out, 2014

Facebook já pode ser acessado via Tor para navegação mais segura

Publicidade

Com o objetivo de tornar a navegação mais segura, o Facebook agora permite que usuários do navegador Tor Browser acessem a rede social utilizando um endereço novo que liga o computador diretamente aos servidores da companhia, sem intermediários. A medida chega pouco mais de um ano depois da liberação de login usando URL segura com protocolo HTTPS na rede social.

tor

O Tor é um navegador que utiliza a chamada rede Onion para driblar rastreamentos na Internet. Assim, usuários que trafegam por ele ficam invisíveis a “robôs espiões” que operam para rastrear o comportamento e, principalmente, o IP dos computadores. Tanto que esse “espaço” não é chamado de web, mas de Deep Web (rede profunda).

“O Tor desafia algumas questões de mecanismos de segurança, o que significa que, do ponto de vista dos nossos sistemas, uma pessoa que parece estar se conectando da Austrália pode estar na Suécia ou no Canadá. Em outros contextos, tal comportamento poderia sugerir que a conta foi hackeada e está sendo acessado através de uma ‘botnet’, mas para Tor isso é normal”, explicou o Facebook.

Considerações como essas nem sempre foram refletidas em infraestrutura de segurança no Facebook, e às vezes levou a dificuldades desnecessárias para as pessoas que se conectam usando o Tor. Para tornar a sua experiência mais consistente com as metas de acessibilidade e segurança da rede social, ela começou a testar um link disponível diretamente através da rede Tor Broswer para os usuários.

Assim, ao acessar o endereço facebookcorewwwi.onion, que já está no ar, usuários do Tor poderão fazer login normalmente para criar uma sessão criptografada entre seus computadores e o data center do Facebook. Para garantir que o servidor conectado é verdadeiro, o site emite um certificado SSL – o link funcionará apenas em navegadores habilitados pelo Tor.

De acordo com Alec Muffett, engenheiro de software para infraestrutura de segurança no Facebook, a navegação fornece comunicação end-to-end, do navegador ao centro de dados do Facebook. “Temos muitas ideias e estamos ansiosos para melhorar esse serviço. A meta de médio prazo será apoiar um site mobile-friendly do Facebook através de um endereço do Tor”, disse em comunicado no Facebook.

Com informações de Techtudo