Marketing Digital

28 ago, 2015

Facebook desenvolve sistema contra pirataria de vídeos na rede social

Publicidade

O Facebook tornou-se aos poucos uma grande plataforma para reprodução e criação de vídeos, seja por profissionais e empresas ou por usuários de qualquer parte do mundo. Apesar de ser uma das principais plataformas de reprodução de vídeos do mundo, a gestão do Facebook nesse sentido ainda é deficiente.

Muitos criadores de conteúdo e material audiovisual têm realizado constantes reclamações em relação à pirataria de suas produções – quase 70% dos vídeos mais populares do Facebook são tomados por outros sites e usuários sem autorização.

Para solucionar esse problema, o Facebook afirmou em seu blog que está trabalhando para que a pirataria de vídeos na rede social se torne algo do passado. A companhia está desenvolvendo uma solução em conjunto com a Audible Magic, companhia especializada em direitos autorais de conteúdo audiovisual.

facebook-video

A rede social afirma que o sistema, que deverá entrar em funcionamento em breve, possui uma espécie de tecnologia de impressão digital de áudio para identificar vídeos enviados que não devem ser permitidos na plataforma.

“Temos ouvido alguns de nossos parceiros de conteúdo que terceiros, com demasiada frequência, têm feito mal uso de seus conteúdos no Facebook. Essa prática é conhecida como ‘freebooting’ e não é justa para os que trabalham duro para criar vídeos incríveis”, declarou o Facebook.

O YouTube, principal rival do Facebook em reprodução de vídeos na Internet, utiliza um sistema conhecido como Content ID, que está a disposição do programa Partners. O Content ID permite que os youtubers encontrem republicações ou cópias de seus vídeos.

O projeto do Facebook inclui um sistema similar ao do YouTube, que irá permitir que os criadores de conteúdo da rede social encontrem materiais que coincidam com suas publicações. Dessa forma, eles poderão reportar o plágio de forma direta para que os responsáveis pela averiguação no Facebook eliminem o conteúdo pirateado.

Com informações de Canaltech