Marketing Digital

24 nov, 2014

Facebook corresponde a 25% da internet mobile na América Latina

Publicidade

De acordo com uma pesquisa da Sandvine, referente ao segundo semestre de 2014, o Facebook é o serviço que mais consome banda larga móvel na região, tanto para upload quanto para download.

O levantamento apontou que nos celulares latinoamericanos, a rede social consumiu 26,73% do tráfego de upload, seguido de longe pelo envio de arquivos para o Google Drive, com 10,4%. Enquanto isso, o tráfego de download gerado pelo Facebook é de 25,2%, seguido do YouTube com 18,55%.

facebook

Ao se comparar os serviços, o YouTube consome muito mais banda do que o Facebook. Na maior parte do mundo, o serviço de vídeos do Google normalmente aparece no topo da lista de download. O segundo lugar provavelmente tem a ver com as baixas velocidades da internet móvel nessa parte do planeta e a baixa cobertura de 4G, que impedem uma experiência de vídeo satisfatória.

No total, 31,2% do tráfego de download em redes móveis na América Latina são referentes a redes sociais. Segundo a consultoria, muito disso se deve a planos de baixo custo que permitem acesso livre a serviços como Facebook ou Twitter.

Aqui, a Sandvine deixa claro um fator cultural da internet: a pirataria é muito forte. A pesquisa mostra que 23,78% do tráfego de upload são gerados por compartilhamento de arquivos por torrent, o famoso “seed”. No entanto, apenas 7,42% do tráfego de download são relativos aos torrents.

No segundo caso, o líder absoluto é o YouTube, é o maior consumidor de banda larga fixa, com 31,66% do tráfego de download. Ou seja, quase um terço da internet latinoamericana é dedicado a assistir vídeos no serviço do Google.

Com informações de Olhar Digital