DevSecOps

31 jul, 2015

Facebook apresenta drone movido a energia solar para fornecer Internet

Publicidade

O Facebook anunciou ontem que terminou a construção de um drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros e com o qual quer levar Internet a áreas remotas do planeta.

O veículo aéreo não tripulado (vant), ao qual o Facebook deu o nome de Aquila, é alimentado com energia solar. Ele pode ficar no ar por até 90 dias.

aquila

O projeto faz parte da iniciativa Internet.org, com a qual o Facebook quer facilitar acesso à web nos países em desenvolvimento.

“Desde que lançamos o Internet.org, nossa missão foi encontrar formas para facilitar a conectividade para mais de 4 bilhões de pessoas que ainda não estão online”, informou a companhia em comunicado.

O Facebook assinalou que suas alianças com operadores móveis em 17 países durante o último ano facilitaram o acesso ao serviço de Internet básico a mais de 1 bilhão de pessoas.

Para conseguir seu objetivo de levar Internet até o último canto do planeta, o Facebook também está trabalhando em satélites, raios laser e tecnologia terrestre.

Além disso, os pesquisadores do Facebook anunciaram que descobriram uma forma de utilizar raios para conseguir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores que os padrões atuais da indústria.

O Facebook esteve trabalhando no Aquila durante um ano e utilizou a tecnologia que adquiriu quando comprou a companhia de drones britânica Ascenta em 2014.

Com informações de G1