Mobile

14 out, 2016

Ex-alunos da USP criam versão portátil do retinógrafo com smartphone

Publicidade

Três ex-alunos da Universidade de São Paulo – USP, em São Carlos, desenvolveram um protótipo que permite a realização de exames oculares de maneira prática, barata e com o uso de smartphones. A expectativa dos pesquisadores é que o equipamento, que ainda não foi testado em humanos, seja comercializado no primeiro semestre de 2018.

Batizado de Smart Retinal Camera (SRC), o aparelho é uma versão portátil do retinógrafo, utilizado em exames de retinografia para observar e registrar fotos da retina. A novidade pode ajudar a corrigir uma deficiência que hoje existe no Brasil, onde 85% das cidades não têm especialistas, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

162809-294589

De acordo com os pesquisadores, apesar de o sistema óptico ser reduzido, as imagens obtidas pelo SRC têm qualidade tão boa quanto a dos equipamentos tradicionais. Acoplado a um aparelho celular, ele tem um sistema específico de iluminação que consegue colocar uma luz no fundo do olho do paciente para obter a imagem e, pela própria câmera do smartphone, é possível capturar imagens da retina, ajudando o médico no diagnóstico.

“Como a gente está usando o smartphone, é possível encaminhar essas imagens para a nuvem na internet e o médico conseguiria, nesse caso, dar um diagnóstico remoto. O especialista pode atuar na sua clínica, por exemplo na capital, e o operador pode trabalhar em campo coletando essas imagens para diagnóstico”, explicou o engenheiro de computação José Augusto Stuchi, um dos autores do projeto.

Para desenvolver o SRC, eles fundaram uma startup e contaram com o financiamento do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O sistema venceu o Falling Walls Lab São Paulo, etapa classificatória da competição global que incentiva a criação de soluções de alto impacto na sociedade. Agora o projeto irá representar o Brasil na final da competição, que será realizada na Alemanha, em novembro, quando outros 99 vencedores de diversos países também irão mostrar suas ideias.