DevSecOps

26 ago, 2016

Estudo revela que usuários ignoram até 90% das mensagens de segurança

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Um estudo realizado por engenheiros do Google Chrome, em colaboração com especialistas em desenvolvimento e segurança da informação da Universidade Brigham Young, nos EUA, revelou que os programadores precisam saber exatamente o momento de avisar sobre questões de segurança, se realmente quiserem que esses avisos sejam levados em consideração.

Mensagens de erro e alertas de segurança que aparecem seguindo apenas o fluxo do programa – enquanto as pessoas estão digitando, assistindo a um vídeo, fazendo upload de arquivos etc. – são simplesmente ignoradas em até 90% das vezes, apontou o estudo. Isso acontece devido à “interferência da dupla tarefa”, o que os pesquisadores acreditam ser uma limitação neural onde até tarefas simples não podem ser executadas simultaneamente sem perda significativa de desempenho .

Por exemplo, 74% das pessoas no estudo ignoraram as mensagens de segurança que surgiram quando elas estavam para fechar uma página web. Outros 79% ignoraram as mensagens quando estavam assistindo a um vídeo. E 87% desconsideraram as mensagens de segurança enquanto estavam transferindo informações – neste caso, um código de confirmação.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/falha-grave-de-seguranca-no-secure-boot-da-microsoft-pode-nunca-ser-corrigida/,https://imasters.com.br/noticia/mozilla-reforca-seguranca-no-firefox-48/]

Parte do estudo envolveu usar um equipamento de ressonância magnética funcional para ver o que acontecia no cérebro dos voluntários conforme eles completavam as tarefas no computador. Os exames mostraram que a atividade neuronal é substancialmente reduzida quando as mensagens de segurança interrompem uma tarefa, em comparação com quando um usuário respondia à própria mensagem de segurança.

Como chamar a atenção do usuário

A boa notícia é que resolver o problema é uma questão de ajustar o momento em que as mensagens de segurança são mostradas, revelou o Inovação Tecnológica. “Esperar para exibir um aviso até quando as pessoas não estiverem ocupadas fazendo alguma outra coisa aumenta o seu comportamento de segurança de forma substancial,” disse o pesquisador Jeff Jenkins.

As pessoas prestaram mais atenção às mensagens de segurança quando essas mensagens apareceram: após assistir a um vídeo, enquanto esperavam uma página carregar, ou após interagir com um site.