Carreira Dev

23 ago, 2016

Estudo revela que apenas Samsung e Apple têm lucros com vendas de smartphones

Publicidade

A Cannacord Genuity realizou um estudo sobre o mercado de smartphones que trouxe uma descoberta interessante: apenas duas empresas nesse ramo têm lucro expressivo: Samsung e Apple. Todas as demais fabricantes, segundo o estudo, operam nesse mercado com prejuízo.

O estudo comparou as margens de operação da empresa (quanto elas têm de lucro) com as margens de seus respectivos setores de smartphones (quanto os seus setores de smartphone têm de lucro ou prejuízo). Segundo os dados levantados, a Apple tem 38% de lucro com seus iPhones, ou seja, com a venda dos gadgets, a Apple recupera tudo o que investe, e ainda ganha 38% do que investiu. Já a Samsung opera com 17% de lucro sobre seus smartphones. Esses números correspondem aos dados do último trimestre.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/brasil-nao-figura-mais-na-lista-dos-paises-que-mais-vende-smartphones-no-mundo/,https://imasters.com.br/noticia/vendas-de-smartphones-voltam-registrar-crescimento-apos-pequena-queda/]

A tabela abaixo mostra o histórico de margens de operação no ramo de smartphone para algumas das principais fabricantes do mercado:

20160823113834

Todas as demais empresas que atuam nesse ramo perdem dinheiro nele – e a situação não dá sinais de que vai melhorar. De acordo com o ZDNet, que teve acesso aos dados, esse prejuízo pode ser na verdade parte da estratégia de algumas fabricantes. Elas vendem seus dispositivos a um preço de prejuízo para atrair e fidelizar usuários. Em seguida, conforme conquistam espaço no mercado, podem vender a um preço maior ou contar com mais compradores, melhorando seus resultados comerciais.