E-commerce

16 jul, 2012

Estudo revela como consumidor brasileiro interage com e-mail, Facebook e Twitter

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De acordo com um estudo divulgado hoje pela ExactTarget, empresa global especializada  em soluções de marketing interativo, dois terços dos consumidores brasileiros online realizaram uma compra após receberem uma mensagem de e-mail marketing.

Chamado de Digital Carnival, o estudo faz parte da série de estudos de Subscribers Fans and Followers, que analisou mais de 1.400 brasileiros para avaliar o comportamento e suas interações com e-mail, Twitter e Facebook.

Apesar de apenas 42% da população possuir acesso à internet no país, os estudos mostram um forte crescimento da utilização dos canais interativos e-mail, Facebook e Twitter.

Em relação ao e-mail, a pesquisa apontou que 91% dos consumidores brasileiros online são cadastrados para receber pelo menos de um email-marketing; 68% realizaram uma compra a partir de uma mensagem recebida via e-mail marketing; e 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma empresa depois de se cadastrarem para receber o seu  e-mail marketing

Quanto ao Facebook, 77% dos entrevistados que possuem conta na rede social interagem com alguma marca na rede; 42% dos consumidores do país (idades entre 25-44) já realizaram uma compra após receberem uma mensagem de marketing na rede social; e 41% dos brasileiros utilizam a rede com propósitos profissionais.

Por fim, quando o assunto é Twitter, o levantamento revelou que 26% dos brasileiros no microblog interagem com alguma marca na rede social; 58% dos usuários sempre leem os posts de suas empresas preferidas; e  53% dos consumidores do país estão mais propensos a recomendarem uma marca a um amigo após segui-la no Twitter.

A pesquisa pode ser baixada na íntegra aqui.

Além disso, a série de estudos Subscribers Fans and Followers examinou com exclusividade as preferências e as motivações dos consumidores online de Estados Unidos, Reino Unido e Austrália e suas interações com as marcas por e-mail, Facebook e Twitter. Comparando com o comportamento do consumidor do Brasil com o desses países, a ExactTarget identificou que:

  • 42% dos consumidores têm acesso à internet no Brasil, enquanto nos Estados Unidos esse número representa 83%, no Reino Unido 82% e na Austrália 79%;
  • Para 46% dos consumidores brasileiros, checar o e-mail é a primeira coisa que fazem ao ligarem seus computadores pela manhã, comparados a 58% dos norte-americanos;
  • 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma empresa depois de se cadastrarem para receber seus e-mails marketing, enquanto no Reino Unido esse total é de apenas 21%;
  • 89% dos usuários brasileiros ativos no Facebook “curtiram” uma marca, comparados a 55% dos consumidores na Austrália.